curtir

Processo de criação de bateria no GP6


Criação de bateria no GP6
criação de bateria no GP6
Bom gente, nesse post vou falar uma pouco sobre como eu gravo a bateria das minhas músicas.

Como eu sou uma banda de um homem só e não tenho nenhuma noção de bateria, eu uso nosso grande e maravilhoso Guitar Pro para criar as levadas de batera.

Na verdade eu quase não crio, mas sim copio, eu pego uma base de bateria de uma música que tem batida e tempo parecidos com os da minha música, faço algumas alterações e está pronta a base de bateria.

Como se faz isso?

Você abre uma música qualquer com o Gp6 ou Gp5, eu geralmente crio no 5 que tem tablatura na trilha de bateria, no 6 eu nunca conseguir encontrar, depois de criar a levada no Gp5, eu a abro com o Gp6 que tem um som quase perfeito e exporto como wav para inserir no Adobe Audition, que é o programa que eu uso para grava, Guitarra, voz, violão e baixo.

Até agora eu falei o que eu faço, mas nada de explicar como né!
Vamos lá, depois de abrir a música você clica na pista de Guitarra, baixo, vocal e qualquer outro instrumento (separadamente), vá em pista, e excluir pista ou ctr+shift+del, deixa somente a pista de bateria. Feito isso você aplica o coeficiente de tempo, para ficar no mesmo tempo de sua música. Agora e que vem a parte de de criação ou modificação, eu copio um compasso que tenha somente a base de marcação sem viradas e vou colando ater preencher o tempo da música, depois é só criar as viradas no tempo correto, dependendo do caso, pode se copiar e colar também as viradas, baste que o tempo da música se encaixe no da bateria.

Ainda não expliquei como se cria a base ou a virada, uma tablatura de guitarra, baixo ou violão, já sabemos como é, no exemplo abaixo a tablatura diz para pressionar a corda 3 na casa 2.

||---------||
||---------||
||----2----||
||---------||
||---------||
||---------||

Só que bateria não tem casa, na bateria a notação é a seguinte:
peças principais:
36 = bumbo
46 = chimbal aberto
44 = chimbal fechado com a baqueta
44= chimbal fechado no pedal do chimbal
40 = caixa
57 = ataque
49 = ataque
53 = cupula da condução
59 = condução
51 = condução
55 = splash
50 = tom1
48 = tom2
47 = tom3
45 = tom4
43 = surdo1
41 = surdo2
Segue um exemplo de levada de rock básico:

||---------|--49--42--42--42--42--42--42--42--|
||---------|------------------------------------------|
||--40-----|----------40--------------40-----------|
||---------|--36--36----------36----------36------|
||---------|------------------------------------------|
||---------|------------------------------------------|

O Guitar Pró alem de ser uma excelente ferramenta para guitarristas, violonista e baixistas, também pode ser para bateristas.

Bom galera,é isso.

Deixe um comentário abaixo